Resultados

Venda para os pais alcança índice próximo do estimado

A previsão era para 4,2% de aumento nas vendas

Foto: Jô Folha - DP - Tíquete médio ficou em R$145,00, valor influenciado pelas compras pagas no prazo

O levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) Pelotas, tomando por base a venda de presentes para o Dia dos Pais, comemorado no domingo, apontou aumento de 4,1% em relação à data do ano passado.
Anteriormente, o levantamento feito pela mesma entidade às vésperas do Dia dos Pais indicou que as vendas permitiam projetar aumento de 4,2%, índice praticamente confirmado no sábado.

Segundo o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, o índice registrado aqui ficou acima dos divulgados por outras entidades do varejo em níveis nacionais, verificados em outras regiões.

Ao justificar o aumento, Antonioli lembrou da retração muito forte nas vendas que ocorreu no mês de julho e que preocupou a grande maioria dos lojistas. “Agora em agosto, motivada pela data comemorativa, houve esta reação”, disse o líder varejista.

Do total, 51% das compras foram pagas à vista, com dinheiro ou cartão de débito, enquanto 49% dos consumidores preferiram pagar as compras a prazo, com cartões de crédito ou mesmo pelo tradicional crediário.

O tíquete médio do presente ficou em R$ 145,00, valor também bem próximo daquele alcançado pelo levantamento realizado anteriormente pelo Sindilojas junto aos seus associados, que indicava um gasto médio de R$ 140,00 por presente adquirido.

O aumento do valor reflete a preferência dos consumidores por mais pagamentos a prazo, o que sempre permite que faça um gasto maior no total adquirido, explica Antonioli.

Confecções e calçados foram os presentes preferidos pelos consumidores pelotenses, junto com perfumes, artigos de beleza e saúde, aparelhos eletroeletrônicos e materiais esportivos - os três últimos não nesta ordem, lembra o presidente do Sindilojas.
Enquanto a sexta-feira foi de pouco movimento no comércio da área central, o que deixava desanimados os lojistas, o sábado teve a procura inversa por parte dos consumidores que foram procurar presentes para o dia seguinte.
“O sábado foi muito”, resumiu o presidente do Sindilojas. Com ele, concordaram a maioria dos lojistas. “Se a sexta-feira tivesse sido igual a sábado, teríamos ultrapassado as vendas do ano passado”, avaliou Antonioli.
Diante das dificuldades enfrentadas nos últimos meses, o resultado obtido nas vendas para o Dia dos Pais não resolve muito a situação dos varejistas, mas ajuda a fazer fluxo de caixa e leva a acreditar nos resultados do mês de agosto. “Julho foi um mês de muita retração nas vendas para todos os segmentos do varejo pelotense”, lamentou.

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